Páginas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Qual a diferença entre o fermento químico e o biológico?

O fermento é muito utilizado na cozinha mas normalmente ficamos em duvida se usaremos o fermento biológico ou o químico, neste post explicarei qual as principais diferenças e quais as suas utilizações.

  • Fermento químico: este fermento é constituído de bicarbonato de sódio, ele faz a massa crescer porque quando o bicarbonato começa a se decompor este gera gás carbônico e água fazendo com que a massa aumente de volume, este fermento só reage com calor e a reação de crescimento só cessa  quando todo o fermento reage.Este fermento é utilizado no preparo de pães especiais, broas,biscoitos, bolachas e produtos afins de confeitaria. Este fermento não pode ser guardado na geladeira pois não pode ficar úmido.




  • Fermento biológico: este fermento é constituído por um fungo : a levedura(Saccharomyces cerevisiae) , este fermento só funciona se na massa houver glicose, que é o alimento da levedura, após o metabolismo da glicose  libera gás carbônico e álcool, as condições para a utilização desse fermento são mais complexas exigem cuidados com a temperatura de fermentação que deve ser de 30 a 50°C é por isso que se deve deixar a massa feita com fermento biológico descansar antes de ser assada. Este fermento é utilizado na panificação, utilizado em pães e  pizzas.A melhor forma para utilizar o fermento biológico fresco é dissolvendo-o com a metade da quantidade de água que será utilizada na receita, ou esfarelando-o sobre a massa.Depois basta sovar até que a massa fique homogênea. No preparo de pães caseiros utilize 2 tabletes  de 15 g para cada 1 kg de farinha, já em massas de pizzas ou pães de massa doce utilize 4 tabletes de 15 g para cada 1 kg de farinha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário