Páginas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Qual a diferença entre o fermento químico e o biológico?

O fermento é muito utilizado na cozinha mas normalmente ficamos em duvida se usaremos o fermento biológico ou o químico, neste post explicarei qual as principais diferenças e quais as suas utilizações.

  • Fermento químico: este fermento é constituído de bicarbonato de sódio, ele faz a massa crescer porque quando o bicarbonato começa a se decompor este gera gás carbônico e água fazendo com que a massa aumente de volume, este fermento só reage com calor e a reação de crescimento só cessa  quando todo o fermento reage.Este fermento é utilizado no preparo de pães especiais, broas,biscoitos, bolachas e produtos afins de confeitaria. Este fermento não pode ser guardado na geladeira pois não pode ficar úmido.




  • Fermento biológico: este fermento é constituído por um fungo : a levedura(Saccharomyces cerevisiae) , este fermento só funciona se na massa houver glicose, que é o alimento da levedura, após o metabolismo da glicose  libera gás carbônico e álcool, as condições para a utilização desse fermento são mais complexas exigem cuidados com a temperatura de fermentação que deve ser de 30 a 50°C é por isso que se deve deixar a massa feita com fermento biológico descansar antes de ser assada. Este fermento é utilizado na panificação, utilizado em pães e  pizzas.A melhor forma para utilizar o fermento biológico fresco é dissolvendo-o com a metade da quantidade de água que será utilizada na receita, ou esfarelando-o sobre a massa.Depois basta sovar até que a massa fique homogênea. No preparo de pães caseiros utilize 2 tabletes  de 15 g para cada 1 kg de farinha, já em massas de pizzas ou pães de massa doce utilize 4 tabletes de 15 g para cada 1 kg de farinha.



terça-feira, 30 de novembro de 2010

Amora uma delicia silvestre.

Amora fruta silvestre originária da Ásia , que introduzida no Brasil se adaptou muito bem ao nosso clima. produzindo frutos de tamanho maior do que os asiáticos e de qualidade superior .
Fruta utilizado em compotas , cucas e tortas e que também podem ser consumidos in natura, suas flores florescem de agosto a dezembro  , as amoras são muito encontradas na mata do estado do Rio Grande do Sul, por serem frutas silvestres são difíceis de serem cultivadas em larga escala por serem suscetíveis a pragas. 
Fruta de sabor doce  e um pouco ácida , oferece função antioxidante e também no controle da pressão arterial.










Receita de compota de amora.

Ingredientes
2 xícaras(chá) de amoras frescas 
1 xícara (chá) de açúcar
Gotas de limão 

Modo de preparo 
Coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo por aproximadamente 20 minutos ou até engrossar a calda.

Retire do fogo espere esfriar e transfira para uma compoteira ou pote de vidro com tampa.


Pessoal fica uma delicia , testei a receita esta semana e quando cheguei da padaria trouxe comigo alguns pães franceses que haviam recentemente saido do forno, quando cheguei em casa me deliciei com aquele pão crocante e aquela geléia maravilhosa, todos aqui em casa adoraram a receita.
Testem a receita e me mandem fotos que vou postar para que todos vejam as delicias que essa fruta pode criar e incrementar receitas.
Até a próxima.

domingo, 28 de novembro de 2010

O pão francês.

           O pão francês conhecido como cacetinho assim chamado pelos gaúchos ou pão de sal é o mais vendido em todas as padarias do Brasil, por agradar a todos os paladares, sendo usados tanto em receitas sofisticadas como no mais simples sanduíche feito em casa.
          Pão de casca dura e miolo macio, que agrada por que  no outro dia depois da compra é só colocar no forno e você tem um pão novinho para comer, pois este volta a ser crocante  e delicioso, sua preparação é bastante demorada leva em torno de uma hora para a massa ficar pronta para a modelagem dos pãezinhos , estes depois de modelados ainda ficam mais meia hora descansando para que o fermento faça com que os pãezinhos cresçam ah e uma curiosidade o pão francês não é feito com agua é feito com gelo , para que a massa não aqueça e queime o fermento.
          E dai é só ir para o forno e esta pronta essa delicia , que todo brasileiro gosta.


        


         

sábado, 27 de novembro de 2010

A rotina de uma padaria!

     Esta semana começei  em um novo emprego, agora trabalho em uma padaria em minha cidade, quem olha uma padaria por fora pensa que a rotina de uma padaria se resume a manter a mesma sempre com lanches em seus balcões mas esta muito enganado.
A rotina de uma padaria é bastante complexa, envolve preparo e dedicação  por parte de todos da equipe desde a gerencia até a parte de alimentação.
    Conversei com um gerente de padaria  e ele me relatou que o principal desafio é manter os pedidos em ordem , pois é bastante complicado fazer com que as encomendas saiam no horário , não por falta de dedicação da equipe mas sim pela grande demanda de pedidos, que ainda tem que ser agregados a necessidade de manter o estoque nos balcões  da padaria.
     Uma padaria nunca fecha para descanso , funciona 24 horas, 7 dias por semana , 12 meses no ano ou seja sempre, sua principal demanda é os pães em nossa conversa o gerente me relatou que por dia entre demanda da padaria e encomendas são produzidos mais ou menos 5.000 unidades de pão francês entre outras muitas variedades de pães.
     Há  ainda a demanda de confeitaria , este ramo exige dedicação mas acima de tudo comprometimento de ambas a partes tanto gerencia como  confeiteiros , antes de mais nada deve haver uma parceria entre estas duas áreas porque a confeitaria trabalha com algo delicado que são os  doces , e cabe a gerencia saber repassar os pedidos a confeitaria de um modo que vira a satisfazer o cliente, fazendo com que o cliente fique fiel e que promova a padaria de modo positivo.
    O principal desafio de uma padaria é manter a imagem da padaria nos mais altos niveis , para isso a mesma deve investir em capacitação para seus funcionários, bom atendimento, e manter seus produtos sempre do agrado de seus clientes, pois uma padaria sem clientes fieis não é uma padaria de confiança.
      Uma rotina de padaria é bastante árdua mas recompensa, relatou o gerente. Nossa principal recompensa é ver nossos clientes sairem de nossa padaria satisfeitos com nossos produtos , qualquer problema dentro de nossa rotina fica pequeno diante da satisfação de nossos clientes.
      Continuarei contando mais sobre a rotina de uma padaria com o passar dos dias.
Até a próxima.

sábado, 13 de novembro de 2010

Brigadeiro é bom de qualquer jeito!

Sabe a hora que bate aquela vontade  de comer um doce mas ao mesmo tempo aquela preguiça de fazer algo trabalhoso , eu tenho a receita ideal para você em duas versões inesqueciveis.
Do que estou falando?
  Do famoso brigadeiro, doce de origem brasileira,  o doce tem esse nome por causa de um charmoso  Brigadeiro  de cabelos grisalhos chamado Eduardo Gomes ,  que concorreu para presidente do Brasil na primeira eleição direta do Brasil.
O Brigadeiro acabou não ganhando a eleição para presidente mas fez tanto sucesso entre as mulheres que foi eleito para doce.
Nesse post apresentarei  receita do brigadeiro de Micro-ondas 
Vamos a receita:
  • Brigadeiro de Micro-ondas               
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 colher(sopa) de margarina
3 colheres (sopa) de chocolate em pó

Para a cobertura
Granulado de chocolate

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em um recipiente alto,  misture e leve ao micro-ondas, por 3 minutos retire em seguida mexa bem e leve ao micro-ondas por mais 3 minutos, seu brigadeiro estara pronto após estes 6 minutos , passa manteiga nas mãos e faça bolinhas e passe no granulado de chocolate.
 E boa diversão!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A Receita da Vovó.

Muitas vezes você sente falta do carinho da vovó? Sente falta de suas receitas? Pois aqui vai uma dessas receitas, com gostinho da casa da vovó.
Essa receita eu aprendi com a minha tia.
Esta semana testei a receita, no inicio achei que havia desaprendido como fazer mas após alguns minutos percebi que é só seguir a minha intuição ,  o que é muito importante na hora de cozinhar, ai vai mais uma dica :
Siga a sua intuição na hora de cozinhar ela é sua aliada na hora de terminar ou variar a receita.
Mas vamos a receita!
  Doce de leite em pedaços.
Ingredientes:
  • 1 kg de açúcar
  • 1 litro de leite
Modo de preparo:
Em uma panela coloque o leite e o açúcar, misture bem e deixer ferver , por volta de 1 hora e meia a duas horas, ate praticamente soltar do fundo da panela, quando o doce começar a mudar de cor , ficando bege após dourado, colocar em uma bacia e bater na batedeira na velocidade máxima, até que o doce perca o brilho, quando isso acontecer transfira para um refratário .
Mas cuidado! Após bater na batedeira e este doce começar a esfriar ele endureçerá rápido , por isso transfira rápido para o refratario .
Corte após mais ou menos 3 horas no seu formato preferido. 
E bom apetite!
Prometo no próximo post as fotos dos doces de leite que eu fiz.
Qualquer duvida comente que eu vou responder e mandem fotos para compartilharmos com os outros as maravilhas gastronomicas que podemos criar.
Até logo.  

sábado, 2 de outubro de 2010

Culinária Simplificada.

Para você aspirante de cozinheiro ou você cozinheiro profissional ai vai algumas dicas!
  • Para verificar se os ovos estão na validade, mergulhe-os na água aqueles que boiarem devem ser descartados pois estão estragados.
  • A validade de alimentos congelados a baixo de 18 graus negativos é de um mês, ótima opçao para massas de folhados e carnes.
  • Para as saladas não queimarem dentro da geladeira ou frezzer, utilize um saco plástico molhado para cobrir, isso evitará que a salada estrague.
  • Nunca corte limãos e guarde para depois usar, isto é altamente prejudicial a sua saúde pois o limão previamente cortado acumula muitas bactérias, quando o limão entra em contato com outros alimentos ocorre contaminação dos mesmos.
  • Nunca lave os ovos antes de guardar pois se estes estiverem contaminados, as bacterias penetrarão para dentro do ovo, lave os somente na hora de usar. 
  • Uma maneira simples de limpar tabuas, tanto as de plastico como as de madeira é utilizar pastilhas de cloro para culinária, deixando as de molho por 30 minutos.É uma boa solução para a higienização das mesmas.
  • Usar sempre luvas evitará a contaminação por bactérias provenientes de pequenos ferimentos nas maõs e tambem evitará as tão temidas bactérias encontradas embaixo das unhas.
  • Os alimentos devem ser mantidos sempre a baixo de 0 graus , pois se acondicionados entre 0 e 5 graus, ocorre proliferação de bactérias.
  • Lavar frutas e verduras em agua corrente, é o mais indicado pois possiveis bactérias e fungos escoaram com a agua, já quando lavamos os alimentos em agua parada pode ocorrer contaminação.
E claro não preciso lembrar né pessoal.
   Lavar as mãos sempre é necessário para manter a nossa saúde e a dos outros em ordem.
    

 Até a próxima.